Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 18 de fevereiro de 2012

ARTIGO : Carnaval

-Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6
-Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12
-Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23


Fica nos versículos supra os links dos mesmos, para melhor reflexão e  meditação,






É proibido  ao 'religioso', SEJA QUAL FOR  A RELIGIÃO, ou ao CRISTÃO participar do carnaval?


Parte da resposta: 1 Coríntios 6:12 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.




Para continuar a responder vamos primeiramente saber o que é o carnaval, pesquisando no dicionário Aurélio encontramos a seguinte resposta:
- CARNAVAL: 1-no mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta feira de cinzas, dia em que começava os jejuns quaresmais, (consistia em festejos populares em que manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repreensão, e da censura, pela liberdade de atitudes criticas e eróticas. 2-Os três dias imediatamente anteriores a quarta feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo. 3- Confusão, trapalhada, desordem.


Profanar: 1- tratar com irreverência (coisas sagradas); desconsagrar, profanar uma religião. 2- transgredir, violar, infringir, (norma, regra, princípio sagrado, ou como que sagrado. 3- dar aplicação profana a : Jesus Cristo expulsou os vendilhões que profanavam o templo. 4- Violar a santidade de : profanar leis divinas . 5- fazer mau uso de, degradar, aviltar. 6 – tornar impuro, macular, desonrar. 7- ofender, injuriar, afrontar.


Dionisíacas: Entre os antigos gregos, festas rituais e dramáticas em honra ao deus dionísio...


saturnais: Antigas festas em honra do deus saturno...


Saturnal: relativo ao deus saturno ou às festas em sua honra, ou próprio dele, ou delas; saturnino, saturno. 2- Orgíaco, saturno. = S.F. Festim de libertinagem; orgia.


lupercais: festa em honra ao deus Pã …


Desabrido: 1- rude, grosseiro. 2- Áspero, violento, 3- insolente, inconveniente




Em uma breve 'navegadinha aqui pela web vi alguns significados de 'carnaval' :


em outro dicionário - (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
carnaval 
(francês carnaval, do italiano carnevale, de carnelevare, retirar a carne) 

s. m.
1. Período de festas profanas de origem medieval, compreendido entre o dia de Reis e a quarta-feira de Cinzas. (Geralmente com inicial maiúscula.)

2. Período que compreende os três dias que precedem a Quaresma. (Geralmente com inicial maiúscula.) = ENTRUDO

3. Conjunto de brincadeiras e festejos que ocorrem nesses dias.

4. Grande divertimento ou festa. = FARRA, FESTIM, FOLGUEDO, FOLIA, PÂNDEGA

_______


...A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo...
(carnavalalegria.blogspot.com/2009/03/o-significado-de-carnaval)
________

...A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. (wikipedia.)
________
...O puro significado da palavra é período de festas profanas; festa da carne.
Mas o significado do Carnaval é na realidade festa do povo, dias em que se esquecem as amarguras e superam-se as dificuldades do viver. Época de loucuras e orgias inconseqüentes. Depois, volta à dura realidade e, talvez, arrependimentos! (yahoo)
__________
...A origem da palavra "carnaval" é objeto de ampla controvérsia.
Para uns, a palavra vem do prefixo grego CARN, que se refere ao carro (ou carroça) usado nas paradas religiosas, como os empregados nas festas anuais em honra ao deus Apolo.
Para outros, o nome vem da expressão italiana CARNE LEVARE, que significa "tirar a carne", numa referência à proibição católica de se comer carne durante a Quaresma.
Para outros ainda, a palavra vem do latim CARNE VALE, que significa "adeus à carne", indicando que eram os últimos dias em que se podia comer carne antes da quaresma.
Para outros ainda também, carnaval é uma tradução de CARNE VALE, que significaria "despedida do corpo", uma vez que nesta época as pessoas são estimuladas a se soltarem e se envolverem com as atividades carnavalescas.
Nosso dicionário Houaiss anota que a palavra vem do latim clássico CARNEM LEVÁRE, substantivo que significa "abstenção de carne"; o termos ocorre em vários dialetos da Itália e, provavelmente, do milanês CARNELEVALE (1130), fixa-se no italiano como CARNEVALE (sXIV) e daí no francês CARNEVAL (1552) ou CARNAVAL (1680), passando às demais línguas européias ainda no século 17.
Segundo Houaiss, parecem sem fundamento histórico as hipóteses que derivam a palavra da locuçao latina CARRUS NAVALIS (carro naval), por associação à carreta em forma de barco ussada em festas populares romanas. ...
(prazer da palavra. com.br)
__________

... Por exemplo, “Carnaval”. Considera-se a origem da expressão latina “carne, vale!”, Isto é, “adeus, carne”, “rejeitar a carne”. Da última terça-feira de Carnaval, que começa no Dia de Reis e vai até à Quaresma – segundo o preceito católico – era o dia de dizer adeus à carne (comida, festas, luxúria…). (textual.com.br)
_________



Agora uma observação minha: se pode significar  "tirar a carne" ,  "adeus à carne", "abstenção de carne",  “rejeitar a carne”...e, se 'pode vir a ser uma 'festa' instituída por alguma 'religião' - tem algo errado não acham? entenderia por estes significados que deveria então 'religiosamente falando' um período de 'abstinência de prazeres carnais' , totalmente contrário ao que podemos constatar com 'as festividades em si' onde há sim é pura 'orgias carnais' 




Agora independentemente de qual  seja sua religião,
em que Deus você crê?
(viu direito as descrições dos 'deuses' festejados com o carnaval?)


Mais Deus é único, Criador, Redentor e Salvador.


Que alegria deseja para você?


desabrida, ( descrição acima), e  ainda passageira !!!!   logo em seguida voltar a tristeza,


ou


a Verdadeira, genuína, interior, aquela que provém do coração, a que é constante, sem necessitar de subterfúgios exteriores, a que nada e ninguém pode tirar de você. Esta somente Deus pode nos fornecer, e provou isso com seu imenso e incomparável amor por nós, nos dando por sacrifício seu filho unigênito JESUS CRISTO, que tendo ressuscitado, está vivo e bate à porta de nosso coração para nele fazer morada, e nos proporcionar uma alegria incomparável, constante e pura, que nos faz sentirmos em constante festa de adoração a ELE, único que é digno.


Agora vejamos quem é você :
um ser humano que Deus criou à Sua imagem e semelhança; de tamanha importância para Deus, que pensou em cada detalhe, fazendo tudo com suas próprias mãos; que é tão amado por Deus que te dispõe JESUS para ser Mediador com Ele, tendo livre acesso para estar em Sua presença, e Dele poder receber do melhor, sendo ainda o 'templo do Espirito Santo de Deus', sim Deus enviou Seu Próprio Espirito para habitar em nós!!! .





Complemento da resposta á pergunta inicial: é individual, cabe a você refletir sobre o que é o carnaval, e o que quer festejar e de qual alegria quer participar.





Agora, se ainda não conhece desta verdadeira alegria genuína e constante, clique na imagem-mensagem a seguir, e passe a desfrutar dela a partir deste momento.


Que a Paz de Jesus Cristo reine em nossos corações e em nosso meio!!!
 Que desfrutemos destes dias com toda a alegria que Deus nos dá gratuitamente em CRISTO JESUS!. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.