Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Versículos do dia: cultuar à Deus é com nosso viver diário…

 

 images (48)

Technorati Marcas:

 

Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene! "Amós 5:24

e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.Efésios 5:10

 

Sim a Palavra de Deus é Viva e Eficaz! Ontem fizemos algumas reflexões quanto ao capitulo 5 da carta de Paulo aos Efésios, hoje novamente nos é sugerido este capítulo para reflexões juntamente com o capitulo 5 de Amós, em tudo que refletimos ontem com relação a um trecho em Juízes sobre Gideão, podemos também as fazer com este texto em Amos,  mas vamos agora nos atentar aos versículos em referência, Paulo, ‘guiado pelo Espirito Santo de Deus’,nos diz que devemos aprender a discernir o que é agradável ao Senhor, realmente é o que precisamos, é o que ‘busco’ em minhas reflexões, e hoje podemos ver que assim como Deus é Justo e reto, quer que o sejamos também, como inicia este trecho da carta de Paulo que diz: “ Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.Efésios 5:1-2 ” já pudemos refletir antes quanto a isto, que devemos ‘imitar à Deus’  e  de como a filhos amados por Ele, ou seja, igualmente da forma como Jesus o fora em seu Ministério como homem, o Filho Amado de Deus, através do qual, Deus se agradou tanto que a todos quanto vierem a crer que Jesus foi enviando por Deus de Si mesmo, para nos falar a Sua Palavra, e consumar tão grande sacrifico para nos Salvar do maligno, nos colocando de volta nos braços do Pai, que nos receberá também como filhos amados por Ele, maravilhosa esta Graça em nossas vidas, não é mesmo?, e da forma como Jesus fora justo e reto em todo seu viver como homem, também devemos o ser ser, e vejamos que este é o querer de Deus desde a antiguidade, era o que Seu Espirito já revelara os profetas, e veja como claro foi Amós ao dizer: “ Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene! "Amós 5:24- isto dissera aquele povo da época, porque mesmo que ‘fizessem o que Deus pedira na ‘lei’ em holocaustos em sacrifício em ‘cultos’ de adoração’ o faziam tão somente como ‘uma solenidade obrigatória’ , em nada observando dos mandamentos e ordenanças de Deus em seu viver no diário, viviam por ‘seus próprios prazeres’, buscavam ‘forças em outros povos’,  seguindo as ‘tradições’ destes e até se prostrando aos deuses por eles feitos, acabando por se esquecer da ‘lei de Deus’ e oprimiam ao pobre, para se fortalecerem em bens para sua própria vida, acabando por ‘odiarem’ aos que defendiam a ‘justiça’ e que buscavam pela verdade e a declaravam, pois assim eram   ‘desmascarados’ e perdiam de seu ‘poder material’ e eram envergonhados por ‘seus deleites’ , sendo que  Deus diz : “ Vocês estão transformando o direito em amargura e atirando a justiça ao chão,-Amós 5:7, e ainda “ Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais. -Amós 5:12”,  porque Deus já os alertará, por diversas outras vezes com outros profetas, e não mudavam seu proceder, mesmo assim o declara novamente através de Amós “ Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam. Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José. Amós 5:14-15” , atentemos ao que diz  se obedecessem Seu mandar , “ …o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam”,  porque eles diziam isto em ‘suas solenidades’ mas não a viviam, mas só se voltando à Deus é que receberiam de Suas misericórdias, caso contrario é a a ‘profecia contra eles’ “ Por isso eu os mandarei para o exílio, para além de Damasco", diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos é o seu nome. Amós 5:27-. E justamente também o que Paulo ‘movido pelo mesmo Espirito’ dizia aos efésios naquela época , em que muitos, que já conhecedores da VERDADE, ainda buscavam ‘por seus próprio querer’ estar ao meio dos que ainda viviam somente carnalmente em ‘seus deleites’ e alerta : “ Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; Efésios 5:6-9-  porque mesmo que se reuniam em ‘congregações’ para ‘cultuar’ a Deus e de Suas Palavras para que se alimentassem espiritualmente, como Jesus ordenara, não acabam por serem assim ‘fortificados em espirito’, pois em seu viver diário ainda procediam mais pela ‘vontade da carne’ do que da VERDADE que Jesus viera a ensinar, ‘a parte espiritual’ deve vir em primeiro lugar,  e era o que Paulo exortava: “ e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, Efésios 5:10-15
-  e justamente por este viver contrário ao que Cristo pregou, mesmo que se reuniam em nome de Cristo, é que Paulo já houvera profetizado como vimos acima no v. 5 “ …pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência”, observemos quão grande relação entre estes dois capítulos em referencia, mesmo que o primeiro na ‘lei de Deus’ e o segundo ‘sob a graça de Deus’, o povo continuava da mesma forma no ‘velho proceder de sempre’, mesmo que antes confessando a um Deus Poderoso,  corrompiam a ‘aliança com Deus’ , e,  depois confessando ao mesmo Deus Poderoso e  Vivo em Jesus, que já com a Nova e Eterna Aliança incorruptível, o homem estava ‘custando’ a entender que nesta aliança tinham que permanecer. Pois bem façamos uma pausa aqui para refletir sobre os dias atuais, será que a maioria do povo hoje também não continua ‘no mesmo velho proceder’? não muito difícil de responder esta questão, pois podemos ‘ver muitas’ contradições entre o que acontece ‘nas congregações’, ‘igrejas’, ‘templos’, enfim nos ‘cultos a Deus’ , com o viver diário  do ‘cristão’ de hoje, podemos constatar muitos ‘proceder’ igualzinho ao do povo a quem o profeta Amós falava, ao que Paulo exortava, e aos desta geração, vamos refletir sobre os exemplos de desobediência mencionados por Amós e por Paulo, meditemos na íntegra dos textos, não o acontece hoje?

E a Palavra de Deus não muda, assim se não houve mudança ‘no povo de Deus’ , Ele ainda diz a mesma coisa proferido através de Amos: "Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes. Amós 5:21” , e depois através de Paulo é dito que a igreja, a aliança na qual devemos estar vivendo,  se compara a uma noiva que se submete ao noivo no altar, mas depois como mulher tem que viver de acordo com ‘seus votos’, assim como o noivo deve cumprir com os seus como homem, pois bem na comparação Cristo é o Noivo, e com certeza cumpri com o prometido, já nos enviou o próprio Espirito Santo para conosco habitar, para nos lembrar ‘de quais são os ‘votos’’, para nos consolar no dia a dia, nos ajudar a ‘permanecer com Ele, o Noivo’ , nos ‘suprir todas as necessidades’ , conceder até ‘os desejos de nosso coração’, não medindo esforços para isso, pois se deu a sua própria Vida por esta noiva, e se venceu a própria morte para poder desposa-la, imagina quanto Poder há nisto, quanto Impossível realiza pela ‘noiva’ , e  vejamos  quão grande responsabilidade a nossa, homem/mulher cristãos, a igreja, a noiva,  para com este ‘Noivo’, Ele esta a desempenhar e trabalhar incessantemente a nosso favor, e nós estamos ‘cumprindo com os votos’ ? da forma como estabelecidos no Evangelho genuíno, AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO,  que Jesus pregou? estamos realmente  dentro desta Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco? Vamos refletir e meditar no Evangelho de Jesus, para podermos a nós mesmos dar esta resposta, não importando qual seja a função, qual membro sejamos no Corpo de Cristo,…. observemos atentamente esta comparação: “ Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. Efésios 5:24-30”, assim com relação ao Evangelho das Boas Novas da Salvação que Jesus pregou, tendo depois entregado Sua Vida por nós, temos que estar “ sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável” para que sejamos apresentados como ‘noiva’ diante do ‘noivo no dia em que esta Nova e Eterna Aliança será totalmente ‘consumada’ . porque como dito por Paulo : “ Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Efésios 5:32 “ refletindo sobre o contesto podemos observar que ‘à igreja’ aqui referida por Paulo não trata-se ‘da congregação’ , mas sim individualmente a cada um de nós…sobre o dia a dia, o viver individual nosso como ‘igreja’ , dentro ou fora do ‘templo’ , e assim temos que  “aprender a discernir o que é agradável ao Senhor” !

Agora vamos mais além na reflexão, podemos observar  na profecia de Amós que em determinado momento já esta se referindo ao ‘dia do Senhor’ , [o dia em que Cristo voltara para levar consigo ‘a igreja’ , aqueles que realmente estiveram se preparando como ‘noiva’ para este momento, e esteja totalmente ‘pronta’ para ser ‘desposada’, mas como bem claro é no Evangelho de Cristo, ‘este momento’ não será anunciado antes, somente o Pai o sabe, e acontecerá ‘como um relâmpago’, ‘como um piscar de olhos’, assim não haverá ‘espera’ do noivo, em atrasos costumeiros da noiva humanamente falando, em cerimônias aqui na terra, não haverá mais tempo para mais nenhum preparativo da ‘noiva’],  e vejamos o que diz ali já o Senhor Deus: “ Portanto assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Soberano: "Haverá lamentação em todas as praças e gritos de angústia em todas as ruas. Os lavradores serão convocados para chorar e os pranteadores para lamentar. Haverá lamentos em todas as vinhas, pois passarei no meio de vocês", diz o SENHOR. Ai de vocês que anseiam pelo dia do SENHOR! O que pensam vocês do dia do SENHOR? Será dia de trevas, não de luz. Será como se um homem fugisse de um leão, e encontrasse um urso; como alguém que entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente. O dia do SENHOR será de trevas e não de luz. Uma escuridão total, sem um raio de claridade. Amós 5:16-20-  diz que ‘este dia será de trevas e não de luz’ , sim como sabemos ‘as trevas do maligno esta na  terra e fora uma luz criada para a terra’ , pois esta luz criada para aterra é que desaparecerá, ai nem a claridade da terra o homem terá, e se estiver sem a Luz de Sua Vida, que é o próprio Criador/Deus que a veio nos manifestar através de Jesus, se não estiver em Jesus estará EM ESCURIDÃO TOTAL sem um raio de claridade, dá para imaginar? terá como a ‘noiva colocar qualquer outro ‘adorno’ ou fazer qualquer outro preparativo para a cerimônia em total escuridão? pois bem só a ‘noiva’ que já estiver ‘totalmente pronta’ é que estará na ‘Luz da Vida’! e vejamos  como Deus ali naquele momento por Amós já havia alertado,[ pois Deus não é traiçoeiro de tudo nos avisa antes, prestemos atenção nestes ‘avisos’ pois somente ‘aquele momento’ é que não sabemos quando será, no entanto ‘tudo o necessário’ para estarmos com Ele ‘naquele momento’ já nos foi dito por Ele mesmo, e até pessoalmente através de Jesus! ]  e por isto que ensina ao homem que não ‘quer momentos de solenidade à Ele, pois estes não tem ‘valor nenhum’ o quer é que tenhamos um viver diário com  Ele por isso disse : "Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas. Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene! " Amós 5:21-24- e depois por Paulo também nos foi alertado: Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Efésios 5:5-6observemos ‘quão sério é a forma como devemos viver nosso cotidiano aqui na terra’ [ o que já estávamos a refletir ontem, e ainda muito a ser refletido nas Escrituras Sagradas, e da forma como Jesus nos veio ensinar em Seu Evangelho] , para que tenhamos parte na ‘herança’ da ‘terra prometida’ já desde a antiguidade à Abraão e ‘toda sua descendência, até nossa geração de hoje’, e, que  depois ainda mais excelente para nós que sendo ‘uma terra Celestial’ , a qual nos veio por intermédio de Jesus, na qual é Rei Eterno, por isso sendo “Reino de Cristo Jesus” , e neste  sabemos que espiritualmente já devemos estar vivendo,  e sendo Jesus o Rei, a Ele devemos ouvir, dar ouvidos, obedecer,  seguir o exemplo, para que em Seu Reino possamos entrar  ‘no dia do Senhor’ !

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Efésios 5:15-17”

 

Paras que ‘saibamos qual a vontade do Senhor Deus em nossas vidas’ necessário é que lemos estas que nos deixou por escrito nas Escrituras Sagradas, a Bíblia, e nos foram confirmadas e aperfeiçoadas em Cristo Jesus, em cujo Evangelho genuíno esta resumido, tendo até nos enviado Seu Santo Espirito para que delas tenhamos discernimento.

 

Deixo o link  com a íntegra dos capítulos de hoje para que neles venhamos a refletir e meditar, pois nos trás ‘detalhes’ sobre algumas formas que deve ser nosso viver.

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/ef/5

http://www.bibliaonline.com.br/nvi/ef/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.