Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem - 2- Israel (Jacó) e José no Egito


E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
Gênesis 46:2,3

“José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.Gênesis 50:24










O homem afastado de Deus tem uma natureza mal, que só pode lhe ser amenizada com a Presença de Deus, com a adoração a Deus, para qual fora criado. E quando Deus entra em aliança com Abrão, como vimos ontem, Ele também já lhe prevê que sua descendência seria peregrina em terra alheia, onde muitos deixariam sua natureza humana prevalecer, se contaminariam e ficariam afastados de Deus, e que seria escravizada por 400 anos. Mas atentemos que mesmo em escravidão, seriam abençoados por Deus, pois sairiam com grande riqueza.

“Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
Gênesis 15:13,14

Mas antes disto Jacó, que tinha saído das terras de seu pai, já formara uma riqueza nas bençãos de Deus, e volta para as terras onde recebera a promessa e onde Deus com ele revalidou a aliança feita a Abraão e Isaque. Mas sua descendência já estava contaminada com outros povos, com outros deuses, imaginados e fabricados pelo homem; no que Jacó se lembrando da aliança de Deus e tendo o próprio Deus falado com ele, ordena que todos se desfizessem dos deuses estranhos para adorar ao Deus que lhe fizera aliança, erguendo a Ele um altar em Betel (Genesis 35).

“E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o.
E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.
Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;
E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra.
Gênesis 35:9-12

E assim Deus reafirma a aliança com Jacó.
No entanto, sua descendência continua com a natureza má; e como conhecemos foi por esta natureza gananciosa, invejosa, que os irmãos de José o venderam como escravo, e fora levado ao Egito (Genesis 37).
No Egito José continua a adorar ao Deus de seu pai, e é grandemente abençoado. Interpreta o sonho de Faraó, e é colocado como governador do Egito para se prepararem para grande fome que viria sobre toda a terra, e todos vinham comprar mantimentos de José, pois a fome se alastrou por todo o mundo.
E também os irmãos de José foram ao Egito, assim como seu pai e toda a sua descendência:


“E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.
Então levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram a seu pai Jacó, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar.
E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;
Os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência levou consigo ao Egito.
Gênesis 46:2-7

Atentemos que mesmo tendo grande fome sobre a terra, Deus estava no comando, cuidando e abençoando Jacó e sua descendência.
Depois da morte de Israel (Jacó), José ainda vive no Egito com seus irmãos e suas descendências, e cria José na promessa feita por Deus a seu pai:


“José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.
E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
Gênesis 50:22-24


E você que lê pode estar indagando e o que tem a ver José com a aliança de Deus se nem é dito nada sobre descendência que possa ter deixado? Mas Deus utilizou da vida de José, filho de Jacó, para o abençoar de tal forma a firmar sua aliança com seu pai, pois através da vida de José não pereceram todos por causa da fome no mundo. E lendo a história de José veremos quão grande fidelidade, obediência e amor tinha a Deus.
E assim é o agir de Deus, quando nos parece que nada está a acontecer, e mesmo assim nós ficarmos firmes na fé, é quando Ele está trabalhando a nosso favor.
E também quando achamos que não estamos frutificando, pode ser que só com nosso testemunho de vida pessoal tenhamos ganho, que seja uma só alma que se converta a Deus, mas que através desta muitas outras podem ser salvas. Temos é que cumprir com a missão que nos é concedida por Deus.
E vejamos a vida daqueles, que descendência de Abraão, Isaque e Jacó, estavam escravizados no Egito, mas frutificavam, aumentavam muito, se multiplicando e fortalecidos grandemente por Deus.


“Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
Êxodo 1:6-14


Atentemos que cresciam tanto que punha até Faraó a temê-los, e assim os escravizava ainda mais, no entanto não paravam de crescer, a promessa de Deus a Abrão sendo cumprida.


E decorrido tanto tempo esta descendência ainda continuava em terra estranha e ainda como escravos, e a aliança que Deus fizera, veio a ser renovada através da vida de Moisés, nascido entre aqueles, e embora criado com Faraó, não quis da realeza egípcia, e sim voltou a seu povo. O que veremos na postagem de amanhã.
Deus é fiel a suas palavras, passa o tempo que for elas se cumprem.
E sim como Deus prometia 'a aliança é eterna' :


E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
Gênesis 17:7


Atentemos que diz que uma aliança perpétua com Abraão e suas gerações para lhe ser por Deus e à sua descendência, um Deus cuidador, sustentador, sempre presente a seu povo.
Pois sim a aliança que Deus firma é eterna, no entanto o próprio homem a corrompe de sua parte, e aquela antiga aliança fora totalmente corrompida, como veremos em postagens seguintes.
Mas Deus em suas misericórdias e Amor nos veio renovar a aliança em Cristo Jesus, e muito mais excelente pois a herança não mais para terra prometida aqui, e sim no reino dos céus e eternamente em sua Santa Presença. Do que já podemos usufruir nesta vida, pois em nós vem fazer morada através de Seu Santo Espirito, uma Aliança que nada e ninguém pode corromper, pois selada no sangue de Jesus. 

E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.Marcos 14:24.
De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Hebreus 7:22-25



E da Nova e eterna aliança de Deus para com o homem, tomamos todo conhecimento no Novo Testamento, no Evangelho genuíno pregado e vivido por Jesus, e nas cartas dos apóstolos que nos ficaram registradas também por doutrina, pois é a que aprenderam diretamente com Jesus. Por isso de suma importância que estejamos lendo na Bíblia Sagrada para que venhamos ter conhecimento e desta aliança sermos parte atuante em nosso dia a dia. Pois salvação tão somente em Cristo Jesus! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.