Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem - 1 – Abraão, Isaque e Jacó



“Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
Gênesis 15:18
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7




Para entendermos no Novo Testamento o porque de uma “nova” aliança de Deus, temos que rever o Velho Testamento e verificarmos que anteriormente Deus já havia firmado aliança para com o homem, o que veremos nesta postagem e em uma série de seguintes.
O homem pelo pecado foi afastado de Deus Criador; andou errante e sendo enganado, influenciado pelo maligno, foi perdendo a Luz da Verdade de sua vida concedida por Deus. Mas Deus em seu infinito Amor não se esqueceu do homem, continuava a lhe prover as condições de vida, a terra fértil, a água, o sol dia após dia, trouxe-lhe a chuva, enfim mantinha sua vida, mas o homem no pecado afastava-se cada vez mais de Deus.
No entanto Deus sempre teve o homem em Amor, e como o criado para sua adoração e sob seus cuidados constantes; no que estando o homem afastado de Sua presença, ficou-lhe um vazio que Deus sempre quis preencher, mas o homem não quisera.
E Deus acha e derrama graça em Abrão e lhe faz promessas mediante Abrão se deixar guiar por Deus, no que este obedece, e Deus lhe promete que dele faria uma grande nação, um povo abençoado e voltado a Deus.

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Gênesis 12:1-4

Atentemos que Deus faz a promessa, e Abrão prontamente obedece a Deus.
Pois sim temos muitas promessas de Deus, mas estamos sendo prontos em obedecer seu mandar para então conquistarmos tais bençãos?


“ Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu,
E o heteu, e o perizeu, e os refains,
E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.
Gênesis 15:18-21

Deus muda até o nome de Abrão para Abraão, pois fazia ali uma aliança perpétua com ele e que seria constituído pai de numerosa nação, e lhe seria Deus e manteria sua aliança por suas gerações, e lhes daria as terras de suas peregrinações.

“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
Gênesis 17:1-9 .

E de Abraão nasce o filho da promessa, Isaque, com o qual Deus revalida a aliança:


“E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
Assim habitou Isaque em Gerar.
Gênesis 26:2-6


Atentemos que assim como Abraão obedeceu, Isaque também obedeceu o mandar de Deus.
E Isaque abençoa a Jacó para que nele se cumprisse a promessa de Deus:


E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã;
Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.
Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.
Gênesis 28:1-5


E Deus é fiel a suas palavras, e vem revalidar novamente sua aliança em Jacó que obedeceu seus pais.
“ E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Gênesis 28:12-15


Atentemos que a aliança que Deus firmava com o homem era para ter um povo separado das trevas do maligno já dissolvida sobre a humanidade; um povo abençoado e mui grande que se estenderia por sobre toda a terra, em cuja descendência seria bendita todas as famílias da terra. Um povo guardado, cuidado, mantido por Deus.
E Deus não muda, é o mesmo desde o princípio e o será eternamente, e mantém renovada sua aliança para com o homem em Cristo Jesus, muito mais excelente, agora com herança no reino dos céus; que garante a Salvação eterna, o que veremos nas postagens seguintes.
E da mesma forma como Deus disse a Jacó, nos diz hoje: “ E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores”
E Deus é fiel as suas palavras, pois sim seu próprio Espirito Santo nos deu para fazer morada em nós, para nos manter em sua Nova e eterna Aliança em Cristo Jesus.
E assim como Abraão alcançou a promessa com paciência, temos nós que aguardarmos para tomarmos posse do cumprimento da promessa de vida eterna em Cristo Jesus, pois certo é que em breve, muito breve, Ele voltará para levar a morada eterna nos céus aqueles que estiverem firmados na Nova e eterna aliança que selada com seu próprio sangue que nos salva de todo o pecado. Sobre o que vamos continuar vendo nas postagens adiante.


“Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Hebreus 6:13-15



Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.