Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Versículos do dia: A videira e os ramos


Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
João15:5







Pouco antes de ser traído e preso Jesus ainda prega e ensina a seus discípulos, e diz:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

Jesus muitas vezes por parábolas comparou o reino dos céus, as coisas espirituais, com plantação, com árvores e frutos, aqui Ele diz Dele mesmo como videira, e sim entendamos a videira verdadeira, a única, pois sim Único que morreu na cruz derramando seu sangue para nos dar vida, e Deus o Lavrador, sim Deus quem o enviou, o Filho de Deus, nascido do Espirito Santo de Deus, e só falava e agia de acordo com a vontade do Pai que o instruíra desde o princípio.
E como vimos nestes dias atrás, já havia antes dito aos seus discípulos que tinham que estar Nele, guardando e amando Sua Palavra, e agora diz dos discípulos como varas da videira verdadeira, e atentemos bem que diz que toda vara que não der fruto a tira, pois sim se estamos em Jesus, logo temos que ter o fruto do Espirito e devemos frutificar para o reino dos céus, sim cumprir com 'o ide' e anunciai o evangelho.
E ainda vejamos bem que toda a vara que der fruto deve ser limpa para que dê mais frutos, pois sim, como os galhos de uma árvore precisam de podas para continuar frutificando, assim somos nós, temos que ser limpos na Palavra de Jesus, estarmos sempre atentos a ela, e nela se recebermos exortações, repreensões por parte do Pai, temos que aceitá-las de bom grado,nos purificando em Cristo Jesus, para manter nosso fruto do Espirito e continuarmos frutificando para o reino dos céus.
Mas atentemos muito bem que somente damos frutos se estivermos em Jesus, nenhum trabalho nosso para a obra de Deus provem de nós, mas sim de Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé que devemos colocar em ação, entendamos muito bem que sem Jesus nada podemos fazer, sim a obra de Deus é toda em o Nome Santo de Jesus.
Que estejamos bem vigilantes em nosso viver, pois Jesus está a nos dizer que quem não estiver Nele, será lançado fora, como a vara que arrancada seca e é lançada no fogo.
Mas quão maravilhoso é estar em Jesus guardando Sua Palavra, frutificando para o reino dos céus, olha a promessa que nos é sim cumprida: que tudo quanto pedirmos nos será feito. Mas atentemos bem que se estivermos fazendo a obra de Deus, para glorificar a Deus, dando muito fruto, pois só assim que seremos verdadeiramente discípulos de Jesus.


Atentemos bem como Jesus continua seu discurso:

Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Atentemos bem: permanecer no Amor de Jesus assim como Ele permanece no Amor de Deus.
E permanecer no Amor de Jesus é guardar os seus mandamentos, assim como Ele próprio guardou os mandamentos de Deus e permanece no Amor do Pai, devemos nós permanecer Nele.
E vejamos bem que é alegria, é deleite para Jesus permanecer em Deus, e quer que tenhamos desta alegria também permanecendo Nele, e o gozo Dele estará em nós, nos fazendo plenos de alegria nos deleitando Nele.
Aqui Jesus repete para eles o novo mandamento que os havia dado: “ Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”
Vejamos bem o que nos é este mandamento, amar com alegria, ter comunhão, assim como Jesus tinha com eles, encorajar o irmão a permanecer em Cristo, independentemente de qualquer circunstâncias, até o fim, como Jesus permanecera com eles; sim exortar se necessário mas em amor. Atentemos bem, nos alegrarmos com o irmão que estando em Cristo esteja frutificando na obra, e não o que tem acontecido nas igrejas, invejas, competições, desprezos, intrigas…
Nos amarmos como Cristo nos ama, um amor incondicional pelo qual entregou sua própria vida. Fazermos a diferença realmente para sermos vistos verdadeiramente como discípulos de Jesus.
Agora lembremos que Jesus é Senhor de nossas vidas, logo somos servos, mas atentemos o quão maravilhoso é para conosco, que nos chama de amigos, mas atentemos muito bem para sermos amigos de Jesus temos que estar fazendo o que Ele manda, mas por amor e não por servidão, pois Ele próprio não nos chama de servos, não nos oculta nada, tudo quanto ouviu do Pai nos declara.

Continuemos a atentar para como Jesus prossegue seu discurso, vejamos quão importantes somos:

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

Atentemos bem o quanto somos importantes para Jesus, que Ele próprio nos escolheu, não fomos nós que o escolhemos, mas Ele a nós. Nos nomeou seus discípulos, mas atentemos muito bem isto tudo para que cumpramos com o 'ide' e darmos frutos para o reino dos céus, para que o nosso fruto do Espirito permaneça, e vejamos bem a maravilhosa promessa que temos se assim o for: que tudo quanto pedirmos a Deus em o Nome de Jesus, Ele nos conceda.
Mas atentemos muito bem que temos que estar nos amando como Jesus nos amou e ama. Atentemos muito bem o quão importante nos é guardarmos e cumprirmos com este novo mandamento, que Jesus repetia ali aos seus discípulos, e repete a nós hoje, para que não nos esqueçamos, para que pratiquemos no dia a dia.
Atentemos bem a importância de nos amarmos como Jesus nos ama, pois no mundo teremos inimigos comuns, terão aqueles que nos odeiam simplesmente por sermos discípulos de Jesus, mas lembremos que então odeiam primeiramente a Jesus, e nos odeiam por termos sidos escolhidos por Jesus,resgatados do mundo, pois se continuássemos no mundo como eles não seríamos odiados. No entanto não nos gloriemos disto, não demos glórias uns aos outros, mas sim Glórias a Deus em Cristo Jesus que é nosso Mestre, e sendo que o próprio Jesus foi perseguido seremos nós também perseguidos, mas os que guardam a Palavra de Jesus guardarão as nossas também, vimos quão grande responsabilidade temos.
E se formos odiados e perseguidos, tudo por causa do Nome Santo de Jesus, é porque não conhecem a Deus, por estarem totalmente nas trevas malignas.

Continuemos prestando atenção no que Jesus diz:

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.
João15:22-27

Pois sim Jesus veio com a Luz ao mundo, falando a Verdade de Deus, mostrando a diferença entre a Luz de Deus e as trevas malignas, nas quais já estava o homem afundado em pecados e arrumando cada vez mais desculpas para seus próprios erros, pois sim Jesus deixou isto claro, sendo odiado pelo homem por causa de seus pecados e desta forma odiando a Deus Criador também.
Mas Jesus cumpriu com seu ministério como homem, realizando os milagres, sinais de Deus a vistas de todos, coisas que ninguém jamais havia feito ou fará. E se Jesus não tivesse vindo com esta Luz da Verdade, ninguém então, segundo eles, teria pecados, e então diante desta revelação passaram a odiar a Verdade. Odiar a Jesus, odiar a Deus. Tudo sem causa, somente por causa de seus próprios pecados. E de tudo Deus já havia previsto através dos profetas.
Mas quando tudo tivesse sido consumado, quando Deus enviasse Seu Santo Espirito para convencer o homem de seu pecado, então seria testificado da Verdade que está em Jesus, e testificariam seus discípulos.
Pois bem,  tudo revelado e consumado e o Santo Espirito de Deus é conosco, estamos nós na Videira Verdadeira, e então fazemos a diferença e estamos testificando de Jesus?



Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
João13:34

E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.
1João 3:23,24


Meditemos muito nesta passagem, pois muito tem a nos revelar, como alguém já o pode ter pregado de alguma forma, mas é sempre bom relembrarmos que não importa a situação em que nos encontramos, seja qual for nossa tribulação, se conhecemos a Deus, temos que ouvir seu chamado, e como Jesus nos ensina devemos cumprir com Seu "ide", ou seja anunciar seu evangelho, são os frutos que Ele quer de nós que somos ramos Dele que é a Videira Verdadeira, e como ramos verdejantes em seu gracioso amor temos que ter frutos a qualquer tempo, para que não sejamos Dele desraigados.
E nós os cristãos já sendo ramos da Videira verdadeira, pois somos conhecedores da verdade pela crença no único e suficiente Salvador Jesus, e por Seu Santo Espirito somos instruídos em entendimento de Seus evangelhos, temos que dar frutos o tempo todo, a qualquer tempo, mesmo ao meio de tribulações temos que alimentar aqueles que tem fome da palavra de Deus, mesmo que estes não saibam ter esta "fome", mas terão que ver em nós folhas verdes, para lhes proporcionar a esperança de alguma forma sermos útil, e se aproximando poderão encontrar o fruto do Espirito que é o que toda a humanidade precisa para se voltarem novamente a Deus em Cristo Jesus. Sendo Jesus o único caminho para isto. (-João 14:6-Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. ) (-Gálatas 5:22- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança) .


Foram feitas algumas anotações com citações de outras referências Bíblicas, que nos fala sobre o frutificar para o reino dos céus, sugiro que leiam, estão em:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.