Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Versículos do dia: Viver sem soberba


Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Lucas14:11

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Lucas18:14








Jesus não perdia uma oportunidade para ensinar, e estando Ele entre os convidados, provavelmente de uma festa, conta-lhes uma parábola, que leiamos com meditação, pois a mesma Ele repete hoje para mim e para você:

“E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Bem claro não é mesmo? Sim Jesus condena a soberba, incentivando a humildade como modo de vida, pois quando couber o humilde é exaltado, enquanto que o soberbo pode ser envergonhado.

E o mesmo ensinamento era de costume Ele fazer, vejamos quando estava a falar dos escribas e fariseus -

“E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
O maior dentre vós será vosso servo.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus23:1-12

Atentemos que Jesus reprova a soberba de todas as formas, ou seja como modo de vida, de quem vive somente por aparências, tanto em ornamentos exteriores como internamente em seu ser, tanto no cotidiano terreno como nas coisas espirituais, pois aqueles, fariseus e escribas, que se acham melhores que os outros espiritualmente, que até aumentavam suas vestes, que eram para se lembrar dos mandamentos e que deviam ser santos cumprindo com os mesmos ( Números15:37-41), no entanto o faziam por serem soberbos, para se aparecerem, para por orgulho serem chamados de mestre, se achando os mais santos.
No entanto, atentemos bem ao que Jesus ensina aos seus discípulos que o que quer ser o maior deve ser servo dos demais, e é assim que somos discípulos de Jesus, para servir a Deus, e nos servirmos uns aos outros, não há nenhum maior entre nós, é claro que por ordem temos sim uma hierarquia a ser cumprida tanto no cotidiano quanto na igreja, mas como Mestre Espiritual somente um: Cristo Jesus! Pai somente nosso Deus, Pai Celestial! Ensinando assim que devemos ser humildes como modo de vida tanto terreno quanto espiritual.


Atentemos ainda em outra parábola dita por Jesus:

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Lucas18:9-14


Atentemos ainda ao que Jesus ensina que nem conosco mesmo podemos ser soberbos achando-nos melhores que os outros, nos comparando como melhor que o próximo, ou confiarmos em nós mesmos como justos, como quem pode se purificar por si só perante Deus e assim com orgulho se apresentar em oração se achando digno por fazer obras e sacrifícios.
Atentemos bem no que Jesus ensina, que é com humildade que devemos nos achegar a Deus, reconhecendo ser Ele Deus sobre nossas meras vidas humanas, carecedores das misericórdias de Deus por sermos pecadores por natureza, reconhecendo a Jesus por Único e Suficiente Salvador e que assim seremos justificados perante Deus que nos exalta tornando-nos dignos de suas bençãos.

Vejamos ainda o que Jesus diz, depois de contar a primeira parábola que vimos acima, ao que lhe havia convidado:

“E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,
E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.
Lucas14:12-14


Ensina-nos que quando formos comemorar e assim recepcionar convidados, que não o façamos por orgulho apenas, e assim interesse em sermos em outra ocasião também convidados por eles com elevação em recompensa. Atentemos que nem estando nós na condição de recepcionar não devemos ser soberbos, mas se estamos comemorando como dádiva nossa posição, devemos convidar os pobres, aleijados, mancos e cegos, aqueles que não tem condições para nos recompensar, e seremos felizes por assim fazer, e que tudo será registrado para nosso tesouro no céu onde receberemos as recompensas.
Lembrando ainda que Jesus conhece até as intenções de nosso coração, portanto tudo tem que ser verdadeiramente nosso modo de vida e de todo coração.

Jesus nos ensina a vivermos com humildade e também a darmos valor aos humildes, e assim seremos por Deus exaltados.


Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse, e o fiz.
Ezequiel17:24

e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
1Pedro 5:5,6

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Tiago4:6


Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Tiago4:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.