E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles. Ezequiel 20:11
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
1 João 4:9
Deus é Amor! É Vida! É Bom! Compassivo e Misericordioso…
Muitas são as características, somente do bem que é Deus, que nos são reveladas nas Escrituras Sagradas , mas sobretudo nos mostra que É Justo!
E, mesmo que tenha até se arrependido de ter criado o homem (Gênesis 6:8), somente não o fez por ter achado graça a seus olhos a pessoa de Noé, e a ele revela sobre o diluvio que viria sobre o homem, todavia salvaria sua descendência se lhe obedecesse em construir uma arca, e assim o foi.
Centenas de anos se passava, e, Deus levantava na terra profetas para falar aos homens em Seu Nome, e assim guiava seu povo, instruindo o caminho a tomarem, lhes informando sempre sobre as consequências, influências, do maligno sobre eles se não dessem ouvidos as suas palavras proferidas por seus profetas, cientificando muito bem das maldições que cairiam sobre eles , mas, nunca deixou de revelar ao homem sobre as bençãos que receberiam se ouvissem Sua Voz, se a Ele obedecesse, sobre os livramentos do mal, os cuidados, proteção, abrigo, suprimento total para prosseguirem sua peregrinação sobre a terra, de forma saudável e agradável. Que dependeria deles a escolha de que caminho seguir.
E, sempre, o homem fazia suas escolhas querendo as ofertas que o maligno lhes fazia, por lhes serem cobiçadas por seus olhos e coração. Assim, cada vez mais se distanciava o homem de Deus, não davam ouvidos aos profetas, chegavam até a matar estes para não ouvi-los.
Eram uma geração separada por Deus para lhes cuidar e suprir, mas cada vez mais ficava o homem distante desta proteção divina.
Até chegarem a total cativeiro de povos que estavam já tomados pelo mal.
No entanto Deus não tirou Seus olhos daqueles homens, e levantou, novamente, mais um profeta para os tirar da escravidão e guiá-los para uma terra que lhes prometia ter tudo de bom e em abundância.
E, mesmo que, Deus tenha realizado maravilhas, através do profeta, para lhes salvar do cativeiro, ainda assim aquele povo desejava voltar, pois achavam que mesmo em cativeiro, ainda recebiam coisas do mal que lhes satisfazia, povo rebelde, desobedientes a Deus.
E, Deus em suas imensuráveis misericórdias, lhes dá um estatuto, uma lei, a cumprirem para serem ‘seu povo’ , um povo de Deus para preencherem toda a terra somente com o bem, que seriam cuidados, protegidos e supridos por Deus, e assim viveriam nesta terra, com tudo do bom e do melhor, se exercessem os juízos de Deus.
E nem assim o homem acatou a lei de Deus, pois cobiçavam os prazeres dos outros povos.
Foram diversas vezes que Deus renovava Sua Aliança com aquele povo, mas eles mesmo aceitando no momento , depois se esqueciam dela, a corrompiam, e viviam como sendo ‘o povo de Deus’, mas de acordo com seu bel-prazer.
Chegando o homem a se distanciar tanto de Deus, que já nem se lembravam mais de Suas promessas, de Suas palavras de Vida, e, fizeram na lei de Deus seus próprios estatutos, com os quais ainda achavam obedecer a Deus, e os cumpriam de acordo com seus interesses, e para serem diferenciados como ‘ povo de Deus’ dos demais.
Todavia, Deus já tinha planejado uma Nova Aliança para com aquele povo, mas de uma forma que nada e ninguém a pudesse corromper, seria eterna como para com o homem que criara para ser eterno.
“ Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
1 João 4:9”
E, como o homem que teve os estatutos e juízos de Deus para que neles tivessem vida, acabava herdando a morte pela desobediência, pela consequência do pecado na influência do mal, Deus em Seu imensurável Amor, em Suas Misericórdias que não tem fim, enviou Jesus para que Nele viesse o homem ter vida, vida eterna no Amor de Deus!
A Nova e Eterna Aliança de Deus para com o homem, a qual foi firmada no sangue de Jesus derramado na cruz.
Aliança esta que selada pelo Espirito Santo de Deus se torna incorruptível, indestrutível , permanece firme em Cristo Jesus eternamente.
Tudo já feito por Deus, já consumado por Jesus!
Nada mais é necessário o homem fazer, nenhum sacrifico precisa mais o homem cumprir, nenhum outro ritual se faz necessário para estar entre Deus e o homem, para ser o Caminho para o homem se voltar a Deus; nenhum outro sinal há ou haverá a não ser este tão imensurável Amor de Deus para conosco!
Resta-nos apenas crer, aceitar Jesus como nosso Senhor, Único Salvador.
E, assim aceitando, colocarmos em prática seus ensinamentos.
“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
1 João 4:16 “
Link dos capítulos completo onde constam os versículos em referência hoje:
Ezequiel 20
https://www.bibliaonline.com.br/acf/ez/20/11+
1 João 4:16
https://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/4/9+