Ajuda-me, ó SENHOR meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia.-Salmos 109:26
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;- Efésios 1:4
A mensagem da Cruz resume-se tão somente no Amor de Deus pelo Homem! Como estamos refletindo neste Amor desde a primeira postagem sobre a mensagem da Cruz, vimos que o homem estava afastado de Deus pelo pecado que lhe tinha sido incutido, e, como por alianças de Deus para com o homem, este não se voltou ao Criador, Deus já nos havia preparado o tão maravilhoso, amoroso, e eterno Plano de Salvação, já anunciando a mensagem da Cruz, cujas Boas Novas é em uma Aliança Eterna na qual o homem e nem nada pode corromper, e, vindo a pergunta 'do porque então não houve já a aniquilação do mal ali no momento da Cruz', o porque esta mensagem perdura até os dias de hoje? Se estamos refletindo a respeito, fica claro nas Escrituras Sagradas que mesmo ali naquele momento o homem estava tão 'cego e surdo pelo pecado' que não pôde absorver tão significativa a mensagem da Cruz, e tão somente por Amor, pelo mesmo Amor desde que criará o homem, Deus Todo Poderoso em seu plano infalível contra o mal, foi apresenta-lo aos que já haviam partido para que o recebessem, e fazendo parte da mensagem da Cruz é a ressureição de Jesus, pois nesta mensagem nos trás que ELE venceu a própria morte, ou seja, venceu o objetivo-alvo de satanás para com o homem:' sua morte para com Deus' para leva-lo ao sofrimento eterno junto a si no seu mal. Oh! mais Glórias a Deus, que, como estamos refletindo a mensagem da Cruz é infalível contra o mal, sendo eterna, assim Jesus ressuscitado, vivo retorna a terra para ser comprovada o cumprimento da mensagem que durante todo seu ministério como homem havia já pregado, para que aqueles que ainda estavam 'cegos e surdos' pudessem recebe-la, e neste tempo ainda, já sabendo Deus de quão dura é a natureza humana sem Sua presença, dá os ensinamentos desta a seus discípulos, para que viessem a anuncia-la ainda, para que pudesse ser verdadeiramente conhecida por toda a humanidade, para que então de plena consciência pudessem fazer sua opção para a Vida eterna,e, mesmo que aqui não mais permaneceria, nos promete e é cumprido por Deus o envio de Seu Santo Espirito para que de tudo quanto ocorrido, o pecado, o afastamento do homem de Seu Criador, bem como a mensagem da Cruz, que rompe o véu da separação, nos dá livre acesso ao Criador/Deus/Pai, nos fosse lembrados; sendo depois presenciado sua Ascensão aos céus, momento no qual é anunciado sua volta para consumação de vez da mensagem da Cruz:
" E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Atos 1:9-11" .
Pois bem, 'este tempo' até o retorno de Jesus para o 'dia do Senhor' no qual tudo será consumado, somente Deus o conhece, e estamos vivendo nele, e fica uma pergunta: será que a humanidade dos dias atuais está diferente de sua antecedências na antiguidade, antes de Jesus? ( refletir) Será que não há ainda 'cegos e surdos pelo pecado' afastados do Criador? ( refletir) Com pouco conhecimento dos fatos não é necessário refletir muito para responder estas perguntas não é mesmo? Mas vamos refletir mais intimamente, será que mesmo entre os que conhecem o significado desta tão maravilhosa mensagem da Cruz, puro Amor de Deus para conosco, ainda não há 'o véu da separação'? ( refletir e refletir). Pois como vemos nas Escrituras Sagradas, Deus nos deixa por escrito, depois de já ter realizado, cumprido, feito tudo o necessário para Salvação da humanidade das 'garras do maligno' , e, na maioria das 'orientações' ao próprio povo que estavam reunidos de acordo com a 'mensagem da Cruz'; assim reconheçamos que todos carecemos das misericórdias de Deus como clama o salmista no versículo supra, bem como para que como nos criará possamos estar santos e irrepreensíveis diante Dele em amor; estejamos cientes de que esta 'mensagem da Cruz tem que ser diária em nossas vidas, tanto para cada um de nós mesmo que a conhecemos, quanto para em seu cumprimento estarmos divulgando-a ao nosso redor, não esquecendo nunca de que esta mensagem é de Amor, temos que recebe-la por Amor a Deus, sabendo totalmente conscientes de que o amamos porque Ele nos amou primeiro, e só a realizou POR AMOR, e, desta forma temos que vive-la e dela compartilhar tão somente por Amor, pois do contrário de nada vai adiantar, não surtirá seus efeitos nem sobre nossas vidas nem aos que dela ensinarmos como discípulos de Cristo. ( vamos refletir com a leitura dos pequenos textos tirados das Escrituras Sagradas já no novo testamento )
-Salmos 109:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/109)
21-27-Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me,
Pois estou aflito e necessitado, e o meu coração está ferido dentro de mim.
Vou-me como a sombra que declina; sou sacudido como o gafanhoto.
De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece.
E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças.
Ajuda-me, ó SENHOR meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia.
Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, SENHOR, o fizeste.Efésios 1:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/ef/1)
3-6-Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais e4rem Cristo;
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
Efésios 2(http://www.bibliaonline.com.br/acf/ef/2)
1/8-E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.-1 João 2:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/2)
15-17-Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Tiago 4:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/tg/4)
1-17-De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
-1 João 4:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/4)
8-21 -Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.-1 Tessalonicenses 4:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/1ts/4)
9-10 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais.-1 Coríntios 13:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13)
1-8 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;-2 Coríntios 9:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/9)
7-8-Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
A mensagem da Cruz é de um Amor que não podemos explicar, e Jesus, ao anunciar esta mensagem vivendo como homem, igual somos nós, a fazia além de seus ensinamentos, mas provando com testemunhos em seu viver, e, mesmo que realizando sinais, milagres e prodígios, em cada um demonstrando um pouco do que continha a mensagem da Cruz( cura, libertação, sempre acompanhados de perdão dos pecados) , Ele era este AMOR; a passagem em que ressuscita o filho único de uma viúva somente o fez movido por este Amor íntimo, já mostrando o que na Cruz faria por nós; no momento em que multiplica os peixes e pães, a multidão já estava maravilhada vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver, e, já glorificavam o Deus de Israel pelos milagres, mas Jesus vai além dos milagres, sente compaixão desta multidão, e os alimenta com novo milagre, (nisto eu, que vos escrevo, vejo que, demonstra o quanto carecemos de Deus, de Seu Amor , não somente de suas bênçãos para que nos mantemos alimentados espiritualmente, firmes, em pé diante de sua presença, e consigamos viver neste mundo, e isto é um milagre de Deus em nossas vidas, assim como foi o de Jesus para aquela multidão naquele momento), ainda faz com que sobre deste alimento e não deixa que seus discípulos os ignore, e sim os recolhas ( creio que para alimentar outros que necessitassem…) despertando a comiseração pública, ou seja, que todos devemos ter compaixão; assim devemos fazer com nosso alimento espiritual, que com certeza vivendo na mensagem da Cruz vai nos sobrar, o qual devemos levar aos que necessitam e com Amor e por Amor, e pelo próprio Jesus nos é garantido que assim seremos já recompensados nesta vida e muito mais na vindoura (eterna), pois vivendo com a mensagem da Cruz receberemos de todos os esplêndidos benefícios que nela contém.
Lucas 7:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/7
12-16E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o a sua mãe.Mateus 15:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/15)
31-37- De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.
E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.
E os seus discípulos disseram-lhe: De onde nos viriam, num deserto, tantos pães, para saciar tal multidão?
E Jesus disse-lhes: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete, e uns poucos de peixinhos.
Então mandou à multidão que se assentasse no chão,
E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão.
E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços.Marcos 10:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/10)
29-31 E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.João 14:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/14)
19-24-Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Toda esta mensagem da Cruz está muito bem resumida no capítulo 3 de 1 João, e nada e ninguém poderá nos tirar este Amor, repetido e descrito na carta aos Romanos; temos que viver a mensagem da Cruz, cumprindo com seus mandamentos, para que sejamos conhecidos de Deus, e Ele esteja em nós e nós Nele eternamente!
1 João 3: (http://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/3
1-2 Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
10-23 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.
Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.
Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.
Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.
Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações;
Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus;
E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.Romanos 5:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/5)
8-9-Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.Romanos 8:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/8)
31-39Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.-1 Coríntios 8:3- Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
-Deuteronômio 6:5- Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Mateus 22:(http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/22
37-39-E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
" Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.Judas 1:21
-Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.1 Coríntios 13:13 "
A mensagem da Cruz está contida nas Escrituras Sagradas, não adianta dizermos, apenas sabendo superficialmente, que aceitamos e vivemos e teremos vida eterna nela, se não criarmos o hábito de ler as Escrituras Sagradas, a Bíblia, e coloca-la em prática em nosso dia a dia.
Musica: Jesus Cristo mudou meu viver
http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental Evangelho MID / Aline_Barros-Jesus_Cristo_Mudou_Meu_Viver-Vs_Leandromidis.mid