Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Salmos 121: 1-2
Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, -Atos 26:22
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. -Hebreus 12: 2
Tem pessoas que somente se lembram do Senhor nosso Deus, nos momentos de angustias e sofrimentos; mas de nada nos adianta gritar a Deus por socorro, com uma palavra automática que sai da boca.
Temos que crer verdadeiramente em um Único Deus que fez o céu e a terra, ter plena confiança em um Deus Bom, Deus de amor, exercitarmos a nossa fé no dia a dia, das pequenas as grandes coisas, lembrando sempre que o próprio Deus que nos concedeu a fé, e, a nós, a consumou em Cristo Jesus.
O salmista quando escreve este salmo, expressa sua total confiança em Deus, O reconhecendo por Senhor de sua vida, lembrava-se de todas as vezes que o Senhor lhe havia socorrido, mesmo que não merecesse, Um Deus que não deixava nada passar de seus olhos e ouvidos, que não cochila sequer, está a todo instante atento a nos socorrer seja qual for a necessidade ou hora que a temos, desde que tenhamos O reconhecido como Deus e Senhor de nossas vidas.
Pode ser que ao escrever este salmo estivesse no campo e olharia para os montes, para o templo, mas nos deixa sua expressão de que reconhecia Deus por Soberano, por Altíssimo, por Todo Poderoso Deus.
Que não necessariamente temos que literalmente olhar para cima, para o céu que seja, embora que o céu nos comprova a Grandeza de Deus, mas elevar nossos olhos espirituais, nossa alma, nossa confiança e fé em Deus, em nada duvidando de que Ele é o Deus que realiza até mesmo o que impossível é a nossos olhos carnais, as nossas circunstancias de vida.
O maior exemplo de fé que podemos citar foi o de Jesus enquanto seu ministério nesta terra, como homem com todos os mesmos sentimentos que temos, com todas tentações que nossa carne tem, com as mais sofridas afrontas, humilhações que o homem pode sofrer, e a tudo suportou sem pecar uma única vez, por ter plena confiança em Seu Pai Celestial, e acatava todos os seus direcionamentos, pois tinha certeza de que estava sendo cuidado e guardado por Seu Pai , por mais que sofresse como homem, suportava por amor ao homem, sabia que por seu sacrifício levado até o final na cruz , seria para salvação da vida do homem, para conduzir estes até o Pai Celestial, Deus Criador de Todas as coisas. E, tudo pela imensurável Graça de Deus sobre nós!
Não podemos jamais deixar de nos lembrar o que Deus já fez por nós, e que, em todos amanhecer Ele renova o milagre da vida em nós.
De quantas e quantas vezes já nos socorreu nas angustias, nas dores, mesmo que antes estávamos perdidos e cegos, Ele nos mandou a Sua Luz, e, em Seu Caminho nos deu de Sua Verdade de Vida, e não mais para que tivéssemos abundancia de vida apenas neste corpo, mas para nos conceder a vida Eterna em Cristo Jesus.
Temos que ter o reconhecimento de que nada fora por nosso merecimento, por nossos esforços, por nossos sacrifícios, por boas obras, mas sim apenas por Sua imensurável Graça em Cristo Jesus.
Aceitarmos de todo coração, alma e entendimento de que Jesus é nosso Único e Suficiente Salvador.
Vejamos qual fora a defesa de Paulo perante o rei (Atos 26), reconheceu que vivia fariseu, confessou que perseguia os cristãos até a morte, em obediência aos anciões da severa seita religiosa em que vivia,
relatando então da Luz Divina que o abateu em seu errante caminho, e identificou de que se tratava de Jesus, que tendo sido morto de cruz, estava ali Vivo falando com ele, havia ressuscitado e ali estava mostrando a ele o Caminho da Verdade de Deus para salvação da vida do ser humano, e que não poderia ser desobediente à visão celestial, caindo no arrependimento de como vivera até ali, reconhecendo a Misericórdia de Deus sobre sua vida, e que, a partir dali passou a dar seu testemunho de vida para conversão de muitos, tantos judeus como gentios, que se arrependessem de seus maus caminhos e reconhecessem a Jesus como O Caminho de volta a Deus,
o que deixara os judeus no templo enfurecidos ao ponto de quererem sua morte. No entanto, não deixava de dar seu testemunho, confiando no mesmo Deus Único Criador de todas as coisas, como o salmista na antiguidade, e que lhe dava o socorro para continuar vivo e dando seu testemunho.
E, estava ele ali dando seu testemunho a autoridade máxima na terra, o rei, pois dava o mesmo testemunho aos pequenos como aos grandes, em nada mudando seu discurso de uns para os outros, e que em nada era diferente ao que os profetas já haviam previsto.
“
19 Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.
20 Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.
21 Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me.
22 Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,
-Atos 26: 19-22
“
E, nós, que somos rodeados de tão grandes testemunhos vivos dos discípulos de Jesus, da confirmação nos dada com o Espirito Santo de Deus , e, se crermos em Deus Único Criador do céu e da terra e de tudo quanto neles existem, e, por livre e espontânea vontade, nos arrependemos de nossos maus caminhos, e nos convertemos ao Caminho que É Jesus, não podemos, de forma diferente do salmista Davi e de Paulo , deixarmos de ter total confiança em Deus, Um Deus que não dormita, e sempre atento está a nos dar o socorro em tempo oportuno.
Não podemos nos esquecer do que fez já em nossas vidas até hoje, e, assim, darmos nosso testemunho de que em Cristo Jesus, Filho Unigênito de Deus, somos acolhidos também como filhos de Deus, e co-herdeiros somos das riquezas que nos esperam no céu.
“
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
-João 1: 11-13
“
16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
-Romanos 8: 16-18
“
Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
- Hebreus 12:1