Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -19- travessia do Rio Jordão


Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.
Josué 3:17

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16








E finalmente o povo de Deus entraria na terra prometida, já uma nova geração dos que saíram do Egito e em suas desobediências anulando a aliança de Deus morreram no deserto, e o que era para ser quarenta dias se tornaram 40 anos no deserto ( Numeros 14:20-38).
No deserto tinham a coluna de fogo a noite e a nuvem de dia representando a presença de Deus que os guiava, agora tinham a Arca da Aliança que representava a presença de Deus com eles, a qual deviam seguir caminho.
E Josué estava a frente do povo pedindo que se santificassem, pois veriam as maravilhas de Deus.


“Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e pousaram ali, antes que passassem.
E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial;
E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis.
Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
Josué 3:1-6

E ali no rio Jordão acontece uma maravilha de Deus, da mesma forma como Moisés abrira o mar vermelho, Josué ali parou o decurso das águas para que o povo atravessasse o rio a seco. E a Arca da Aliança que estava adiante do povo para no meio do rio até que todo o povo passasse.


Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas.
E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo.
E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa),
Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó.
Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão.
Josué 3:13-17


E Josué ordena a doze homens representando as doze tribos de Israel que retirassem do meio do rio cada um uma pedra e levasse consigo para o acampamento, onde seriam juntadas e ficariam por memorial daquele dia.


Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.
Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali.
Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje.
Josué 4:7-9

E assim foi para que o nome do Senhor fosse glorificado, e ficasse conhecido entre as nações.

Porque o Senhor vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o Senhor vosso Deus fez ao Mar Vermelho que fez secar perante nós, até que passássemos.
Para que todos os povos da terra conheçam a mão do Senhor, que é forte, para que temais ao Senhor vosso Deus todos os dias.
Josué 4:23,24


Para guardar a aliança com Deus os filhos de Israel eram circuncidados ( Genesis 17:9-14), e toda a geração que saiu do Egito morreram no deserto, e os que nasceram no deserto não foram circuncidados, assim para manter aquele sinal de se guardar a aliança Josué ordena que todos fossem circuncidados.

E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.
Disse mais o Senhor a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje.
Josué 5:8,9

Ali também celebraram a primeira Pascoa já na terra prometida, onde já se alimentavam dos frutos da terra, cessando assim o maná que vinha do céu,

E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do fruto da terra, pães ázimos e espigas tostadas.
E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã.
Josué 5:11,12

Deus tinha aliança com aquele povo, mas como é de nosso conhecimento, e veremos em publicações posteriores, eles corromperam totalmente a aliança com Deus.
Mas Deus em suas misericórdias e Amor, abre os céus e envia seu Filho Unigênito, se fazendo homem para cumprir por aquele povo com a aliança, e aqui ele é morto em sacrifício de cruz pelos pecadores, mas Deus o ressuscita, abrindo novamente os céus onde o recebe Vivo de volta, onde vive e reina eternamente.
Uma Nova e Eterna Aliança de Deus para com o homem, já não mais apenas para os filhos de Israel, mas para todos quantos crerem, já não mais para uma terra aqui prometida, mas sim para uma herança eterna no reino do céu.
Uma Aliança que nada e ninguém pode corromper pois selada no próprio sangue de Jesus, onde temos a redenção de nossos pecados e a salvação para vida eterna, onde já atravessamos do deserto da vida neste mundo para sermos cidadãos dos céus. Jesus nossa travessia da condenação a morte que há no mundo para a salvação e vida eterna no céu.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.
Marcos 14:24

Aquele povo circuncidava todo homem em sinal da aliança, Josué determinou que se circuncidasse a todos quando estavam na terra prometida.
Mas já estando depois a aliança corrompida de nada mais por sinal de aliança uma circuncisão que fosse feita com oito dias de vida ou em outra ocasião.
No entanto o nosso sinal de aliança com Deus é o verdadeiro arrependimento, o que nos garante então firmarmos na Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, e o batismo declarando publicamente isto, nos fica por sinal no corpo que é confirmado com o batismo do próprio Espirito Santo de Deus que em nós faz morada.
E como aquele povo estava entrando na terra prometida para conquistá-la por herança, nós também já temos sobre nós o Reino dos céus do qual somos co-herdeiros em Cristo Jesus.

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 3:1,2
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:5,6

O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou.
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:16,17 se.

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Atos 2:32,33

Então Pedro tomou a palavra: Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós?
E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias.
Atos 10:47,48

Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós.
Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo.
Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus?
Depois de terem ouvido essas palavras, eles se calaram e deram glória a Deus, dizendo: Portanto, também aos pagãos concedeu Deus o arrependimento que conduz à vida!
Atos 11:15-18



Aquele povo teria que se esforçar para ganhar as batalhas sobre os inimigos para herdarem a terra, e Moisés os encorajava dizendo
 “Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
Deuteronômio 31:6 .

E nós já somos co-herdeiros em Cristo Jesus, nenhum esforço neste sentido é requerido de nós, tudo pela Graça de Deus, no entanto para tomarmos posse da herança naquele dia em que Jesus voltará para nos buscar, temos que estar firmados na Nova e Eterna Aliança, e isto nos requer esforços nas nossas batalhas diárias para vencer a influência do mal, para vencermos as vontades da carne e fazer a vontade de Deus,

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12 .

Hoje da mesma forma como Moisés encorajou o povo e como Deus encorajou Josué, também somos encorajados pelo próprio Espirito Santo de Deus para prosseguirmos para o alvo, mas precisamos nos esforçar e ter bom animo diante de um mundo tão violento, não sermos avarentos como os do mundo são, mas colocarmos em prática os ensinamentos de Jesus e desfrutarmos das boas novas que Ele nos trouxe.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus 13:5,6

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20,21


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.