- O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:10
- E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. Lucas 7:16
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e, este temor não é colocado nas escrituras sagradas com sentido de “ter medo”, mas sim com o sentido de “ sentimento de grande respeito ou reverência”, sentimento este que devemos ter a respeito de Deus, reconhecendo ser Ele nosso Criador, Senhor de todas as coisas, e que seu desejo é somente fazer o bem ao homem que criara, o qual deveria dominar sobre todas as demais coisas de sua criação, no entanto o homem foi afastado de Deus pelo pecado, e não mais houve as coordenadas diretamente por parte do Criador. É somente no temor do Senhor que Ele nos concede o conhecimento de suas palavras e nos dá o entendimento de Seu mandar em nossas vidas, sendo este para nosso bem, e que também realiza maravilhas com Seu poder, e, nos dá a salvação através de seu filho unigênito Jesus Cristo. E para que seu povo tivesse deste temor que lhes é benéfico, é que Deus desde o principio demonstrou seu poder, não para que o povo tivesse medo, mas sim para que o temesse, e, por obedecer seu mandar se desviassem do pecado para garantia de estar debaixo de Sua proteção, e não distante Dele e impedindo Seu agir. Um temor que gera agradecimentos atribuindo todo louvor a Deus, e não que é ele um derivado de sentimento de medo.
-Êxodo 20
18 ¶ E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
-Lucas 7
14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15 E entregou-o a sua mãe.
16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
17 E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.
-Lucas 5
23 Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
24 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
25 E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.
26 E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.
Somente quando temos o devido temor de Deus é que damos realmente ouvidos às suas palavras, começando assim a entende-las, aceitando-as em nossas vidas para as colocarmos em pratica, passando a desprezar tudo o que é contrário às suas palavras; nos mantendo afastados do pecado com a sabedoria que Deus nos dá quando o tememos, nos tornando prudentes em nosso falar e agir; é só temendo a Deus que passamos a obedece-lO, e, que entendemos que todo o louvor honra e glória pertencem somente a Ele que é Senhor de todas as coisas.
-Provérbios 1
6 Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
7 O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
-Provérbios 8
12 ¶ Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
13 O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
-Provérbios 16
5 ¶ Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.
6 ¶ Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado.
Muitas maravilhas e prodígios nos são relatadas nas escrituras sagradas para que passemos a conhecer quão grande é o Poder de Deus, e temos que ter sempre em mente o quanto Ele é poderoso, para que possamos atribuir todos os dias o devido temor que lhe é devido, e, se o tememos, confiando em Seu auxilio e nos refugiando Nele, certamente Ele usará de todo seu poder para nos abençoar .
-Josué 4
19 Subiu, pois, o povo, do Jordão no dia dez do mês primeiro; e alojaram-se em Gilgal, do lado oriental de Jericó.
20 ¶ E as doze pedras, que tinham tomado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal.
21 E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras?
22 Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão.
23 Porque o SENHOR vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o SENHOR vosso Deus fez ao Mar Vermelho que fez secar perante nós, até que passássemos.
24 Para que todos os povos da terra conheçam a mão do SENHOR, que é forte, para que temais ao SENHOR vosso Deus todos os dias.
-Salmos 115
11 Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
12 O SENHOR se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão.
13 Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes.
Não tem como honrar a Deus sem lhe atribuir o devido temor; pois se devemos honrar os pais, quanto mais a nosso Pai Celestial, lembrando que Ele é o Senhor de todas as coisas, e como nosso Senhor deve ser temido, pois se aos nossos 'senhores', chefes, patrões, autoridades, governantes, temos que ter um devido temor como respeito e obediência, clareza e pontualidade, quanto mais a Ele que é Senhor dos senhores e Rei dos reis, e que de tudo tem conhecimento, e esta a nos observar, aguardando nossos 'dízimos' a Ele, quer seja de nosso tempo em servir-lhe, do cumprir com o seu mandar e com os votos que por ventura lhe fizermos, ou, com a devolução da parte em nossos ganhos que lhe é devida e servirá para o seu trabalho nesta terra, enfim em tudo que fizermos que seja feito com o devido temor.
-Malaquias 1
6 ¶ O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível.
8 Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
“O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade. Provérbios 15:33”
Com o devido temor a Deus criemos o hábito de ler diariamente as escrituras sagradas, a Bíblia.
Musica: Consagração- Aline Barros
http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/ev_035.mid
TEXTO PARA MEDITAR:
Salmos 19
1 ¶ [Salmo de Davi para o músico-mor] Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
5 O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.
6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.
7 ¶ A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.
9 O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.
10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
11 Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário