- E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. Neemias 1:4
- Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Efésios 6:18
Sabemos do poder da oração, e que temos que orar sem cessar. E para que tenhamos o hábito de orar em espirito constantemente, temos que estar fazendo nossas orações diárias, aquelas com arrependimento, pedido de perdão, com sinceridade e temor, por nossa causa e por intercessão ao próximo, vigilantes e perseverantes, assim estaremos prontos para que no momento de sermos abençoados podermos orar ao Pai em espirito e recebermos a benção, assim como no exemplo de Neemias, que orava diariamente com temor perante o Senhor, e na presença do rei, instantaneamente, orou a Deus em espirito, recebendo de imediato a benção.
-Neemias 1:
6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.
-Neemias 2
3 E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
4 E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
5 E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
6 Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
E nossas orações, quer seja publica, ou a sós com Deus, tem que terem o mesmo objetivo, falar com Deus, e não para sermos ouvidos pelos homens para nos gloriar, e quando falamos com Deus em sinceridade de coração e com temor, somos ouvidos e por Ele somos recompensados em publico, assim como Neemias que foi atendido por Deus que tocou o coração do rei, sendo por este atendido e ainda na presença da rainha.
-Mateus 6:5 ¶ E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
-Mateus6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
O livro de salmos nos da exemplo e mostra como o salmista vivia em orações e suplicas a Deus, onde derrama-se na presença de Deus com toda a sinceridade de seus sentimentos e com todo o temor ao Senhor, com arrependimentos e suplicas por perdão; reconhecendo sempre a excelência, misericórdia e poder de Deus, bem como que como ser humano natural somos fracos e é somente de Deus que pode nos vir socorro, demonstrando fé plena e já no momento da oração agradecendo por ser ouvido e atendido; e, mesmo que vivia na época dos sacrifícios, sabia, pelo espirito, que o maior sacrifício a Deus era o seu próprio sacrifício vivo em louvor e adoração, isto vemos em diversos salmos, que ficaram escritos nas palavras de Deus para nossa edificação, consolo, e exemplo. Também nos mostram que as orações devem ser feitas em tempo aceitável, antes que alimentemos o que pode nos afastar da presença do Senhor, para que Deus nos salve e conquistemos a vitória da vida eterna.
-Salmos 69
1 ¶ [Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Shoshanim] Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma.
2 Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
3 Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.
4 Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.
5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.
6 Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.
13 ¶ Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação.
14 Tira-me do lamaçal, e não me deixes atolar; seja eu livre dos que me odeiam, e das profundezas das águas.
15 Não me leve a corrente das águas, e não me absorva ao profundo, nem o poço cerre a sua boca sobre mim.
16 Ouve-me, SENHOR, pois boa é a tua misericórdia. Olha para mim segundo a tua muitíssima piedade.
17 E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado; ouve-me depressa.
18 Aproxima-te da minha alma, e resgata-a; livra-me por causa dos meus inimigos.
19 Bem tens conhecido a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários.
20 Afrontas me quebrantaram o coração, e estou fraquíssimo; esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei.
29 Eu, porém, sou pobre e estou triste; ponha-me a tua salvação, ó Deus, num alto retiro.
30 ¶ Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças.
31 Isto será mais agradável ao SENHOR do que boi, ou bezerro que tem chifres e unhas.
32 Os mansos verão isto, e se agradarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus.
33 Porque o SENHOR ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos.
34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.
35 Porque Deus salvará a Sião, e edificará as cidades de Judá; para que habitem ali e a possuam.
36 E herdá-la-á a semente de seus servos, e os que amam o seu nome habitarão nela.
-Salmos 66
16 Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.
17 A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.
18 Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;
19 Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.
20 Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia
Que se torne hábito em nossas vidas a leitura das escrituras sagradas, a Bíblia, onde todos os relatos são para nossa edificação espiritual, e bom é intercalarmos diariamente algum salmos com a demais leitura.
Musica: Marquinhos Gomes - Oração de Davi
http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/oracaoda.mid
Nenhum comentário:
Postar um comentário