- Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los. Deuteronômio 22:4
- E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Tessalonicenses 3:13
É comum no ser humano se tornar indiferente as coisas ao seu redor quando estas não lhe são interessantes, ou não lhe dizem respeito, ficando por muitas vezes indiferentes ao seu próximo. No entanto não é assim que Deus quer o homem, Ele quer que compartilhemos do amor que nos dá graciosamente. E nos exorta que sejamos atentos e prestativos com o próximo, independentemente de quem o seja, sendo este o segundo mandamento “ amar ao próximo como a ti mesmo “ , e nas escrituras sagradas encontramos isto relatado com freqüência, para que ajudemos ao próximo, lhe demos atenção, e não ficarmos nos desviando das pessoas que precisem de um apoio, e que isto deve ser constante em nosso viver.
-Deuteronômio 22:1 ¶ Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restitui-los-ás sem falta a teu irmão.
-Deuteronômio 22:3 Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir.
E nos mostra também nas escrituras que temos que ter uma atenção especial com os irmãos na fé, no entanto que devemos sempre fazer o bem a todos, mas fica uma advertência também bem clara que além da família na fé temos que ter um cuidado minucioso a nossa família de laços sanguíneo, caso contrário estaríamos negando nossa fé nos tornando pior testemunho que os infiéis.
-Gálatas 6:10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
-1 Timóteo 5
4 Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.
8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
Fica claro em alguns relatos que Deus não quer que fiquemos alheios ao que está acontecendo na vida de nosso próximo, que ajudemos, e se necessário que exortemos segundo Sua palavra, não fazendo como ele, nem nos afastemos dele como se fosse um inimigo, mas admoestando-o como irmão, e quando houver pecado que aja exortação publicamente e imparcialmente por parte de quem está na liderança, para que os demais venham a temer também, e que não venhamos a nos contaminar com os pecados mantendo-nos puro no que o somos.
-2 Tessalonicenses 3
11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
15 Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
-1 Timóteo 5
20 Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.
21 Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
22 A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
E a essência de amor vem de nosso Deus, e muito bem manifestado através de Jesus Cristo, que quando homem nos mostra uma vida só de amor, e como o sabemos temos que ser seus imitadores; e ainda tendo suportado o sacrifício na cruz por amor de nós, e tudo para que se cumprisse a vontade do Pai, a qual não foi alheio, e não usou de sangue alheio para o cumprir, mas sim de si mesmo, para remissão dos pecados de toda a humanidade, no qual temos que esperar nossa salvação.
Que estejamos vivendo de acordo com a vontade de Deus, que não fiquemos indiferentes ao próximo, e não nos cansemos de fazer o bem.-Hebreus 9
25 Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
26 De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
“- E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Tessalonicenses 3:13”
Com a leitura das escrituras Sagradas, a Bíblia vamos aprendendo qual a vontade de Deus para nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário