Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Isaías 45:9
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Romanos 9:20
Fomos feitos do barro da terra pelo CRIADOR, que também criou a terra, nada mais justo do que nosso obedecer, e sermos motivos de honra ao Criador. Como sabemos nas escrituras muito é dito sobre o vaso nas mãos do Senhor, sim pode ser comparado a um vaso de barro, que para o oleiro tem que ser perfeito, portanto se há alguma rachadura ele não remenda e sim desmancha e faz um novo. Assim o Criador nos quer como vasos inteiros e perfeitos para sua honra.
-Jeremias 18:
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
No entanto somos um vaso muito mais valoroso para nosso Criador, pois o vaso de barro do simples oleiro, quando terminado é apenas carregado e se vem a quebrar é por descuido de quem o manipula; conosco não, nosso OLEIRO nos deu um ingrediente de si próprio, o folego de vida, e como se não bastasse, por amor deu-nos ainda o livre arbítrio, portanto qualquer rachadura pode nos ser responsabilizado, e estas somente o OLEIRO pode desmanchar e fazer-nos novos outra vez, mas como temos o livre arbítrio e nosso Criador é respeitador disso, fica no aguardo de que nos entreguemos nas suas mãos para renovação.
Assim cabe a nós decidir se fiquemos perfeitos ou com quantos trincos e rachaduras, lembrando que só a decisão cabe a nós, pois a renovação somente o Criador poderá nos dar, não temos tal capacidade sozinhos ou um pelo outro, somente podemos nos desmanchar nas mãos do Senhor, que está sempre estendida para nos acolher e renovar, mesmo após termos sido vaso de desonra, depende de nossa decisão.
Que saibamos disso, e a diferença que faz, pois nosso SENHOR é nosso CRIADOR.
-Isaías 29:16 Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.
-Romanos 9:
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
-2 Timóteo 2:
20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
Fica exemplificado muito bem isso com a passagem de Saulo, aquele que tinha o poder dado pelas autoridades, para perseguir e prender os que criam em Jesus, verdadeiro 'vaso de desonra'. No entanto teve um encontro pessoal com Jesus não tendo mais como nega-lo, no entanto ficou cego, mas derramou-se em oração nas mãos do Senhor, e nisso Deus 'usou' um 'vaso de honra', o discípulo Ananias, para impor-lhe as mão para receber a cura, e este reconhecendo Saulo indagou a Deus, que lhe respondeu ter renovado Saulo que viria a ser o apostolo Paulo, e Ananias como bom 'vaso de honra' não replicou apenas obedeceu o mandar do Criador.
-Atos 9:
10 ¶ E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E nós, que tipo de 'vaso' estamos sendo? Estamos nos afastando dos 'perigos de quebra'? E quando percebemos, pelo toque do Espirito Santo, que surgiu algum trinco ou rachadura em nós, estamos prontos a nos desmanchar nas mãos do Senhor?
-1 Tessalonicenses 4:4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
Com a leitura das Escrituras Sagradas aprendemos a nos conservar como ' vasos de honra'.
Música: http://www.fileden.com/files/2008/9/7/2085534/Instrumental%20Gospel%20MID/vasobar.mid
Nenhum comentário:
Postar um comentário